Projeto educacional
Diante do cenário atual da
educação em nosso país, gostaria de apresentar uma proposta que poderia
contribuir significativamente para o desenvolvimento humano de nossos cidadãos,
com um investimento reduzido e um grande impacto social.
Vivemos numa era que pode ser
considerada o pé da curva exponencial tecnológica. A educação sempre é
essencial para um futuro digno para os brasileiros e a solução para a maioria
de nossas dificuldades. Muitas transformações exigem do ser humano uma
qualificação que a cada dia se torna mais exigente. Nossa realidade em
contrapartida, apresenta muitos excluídos até da formação básica. Crianças fora
da escola, adolescentes que tiveram que se dedicar ao trabalho e não puderam
continuar os estudos. Moradores de rua, e outros grupos sem direcionamento
adequado que não sabem nem por onde começar. Não basta cuidarmos da fome e dos
aspectos básicos da sobrevivência, isso é importantíssimo para não nos tornamos
desumanos, mas devemos dar ao brasileiro a chance de existência com dignidade
num mundo que está para se transformar ainda mais drasticamente. Livrar o
máximo de pessoas de qualquer forma de dependência e liberar outros de terem
que ajudar além dos impostos que pagam.
Os brasileiros, e a juventude
brasileira em especial, estão cada vez mais conectados ao mundo digital e
consomem conteúdos de plataformas como o YouTube e Tik tok sem muita
orientação, mesmo quando usam para tentar aprender algo o fazem sem saber
distinguir o que é melhor num mar de informação disponível. Nesse sentido,
proponho a criação de uma plataforma online com materiais educativos
organizados desde o mais básico, para instruir até quem for analfabeto, e
também cobrindo o cronograma do ensino básico até o avançado, incluindo
introduções à ciência moderna, filosofia e literatura. Na matemática, desde o, um mais um, até as noções de cálculo. Desde
vídeos educativos para as mães darem aos seus bebês na primeira alfabetização,
a interpretações complexas de textos e livros. Todo conteúdo de cada matéria
encadeado numa trilha progressiva, onde cada indivíduo aprende através da
interação direta. Similar ao que fazem plataformas como o Duolingo, ou
Brilliant, gratuitas, mas voltadas a dar o brasileiro, primeiro a condição
básica e depois um conteúdo que permita, talvez através de processos como o ENEM,
se certificar e deixar o indivíduo apto a ingressar em melhores condições no
mercado de trabalho.
Essa plataforma poderia ser
dirigida pelo Ministério da Educação, visando guiar o ensino de milhões de
pessoas que não tem muito tempo para voltar a frequentar uma escola, para
alunos que desejam um complemento do que viram em sala de aula, para pais que
precisam ensinar um dever de casa e não sabem como, para qualquer um que quiser
como autodidata alcançar ao menos a informação básica sobre determinado assunto
e muitas vezes requerida para o ingresso digno no mercado de trabalho.
Quanto a inclusão digital, é sabido que
estatisticamente grande parcela da população possui aparelhos celulares com
acesso a internet. E para aqueles que não possuem, poderiam ser criados
convênios com prefeituras e particulares para disponibilizarem locais, como
prédios públicos em desuso, ou salas onde as aulas seriam apresentadas em
telões seguindo cronogramas básicos pré-definidos e repetidos ao longo do tempo
em horários diferentes. Para viabilizar essa proposta, quem coordenasse
localmente poderia transformar esses locais em salas de produção de educação,
contando com monitores para cuidar da disciplina e esclarecer dúvidas.
O custo seria baixo: bastaria
identificar os melhores professores de cada disciplina, selecionar aqueles com
habilidades para se comunicar em vídeo, definir o programa e o tempo para cada
módulo, gravar e disponibilizar gratuitamente em um portal específico e na
plataforma governamental no YouTube, TikTok e em plataformas indicadas pelo
governo, com inserções em mídias sociais. Além da plataforma de exercícios que
funcionariam como um ensino a distância. Esse conteúdo alcançaria todos,
incluindo adultos, e cobriria o cronograma básico sem se limitar a ele.
A execução desse projeto pode ser
um meio econômico de se atingir vários ao mesmo tempo. Os professores poderiam
ser remunerados por vídeo produzido, e os custos adicionais incluiriam apenas a
manutenção do site e do canal e as iniciativas de aprimoramento ao longo do
tempo com uma equipe preparada para esses desafios tecnológicos e educacionais.
O custeio dos lugares onde os vídeos seriam apresentados, para os não inclusos
digitalmente, principalmente nas grandes cidades não seria tão grande assim,
principalmente com a colaboração de iniciativas privadas. Poderia inclusive ser
concedidos diplomas certificando a graduação baseado em provas, e até o Enem num
estágio mais avançado pode ser usado também, mas outros métodos para
certificação ao longo de toda trajetória dos cursos seriam fáceis de se pensar.
Além de promover a imagem do governo que o realizasse, essa iniciativa poderia ter
o auxílio financeiro de investidores privados por meio de publicidade das
parcerias. Mas a publicidade não deveria ocorrer dentro da trilha de ensino
para não desestimular a continuidade do aluno já fisgado e interessado. Ela
aconteceria na apresentação dos resultados comparativos com o passado.
Não se trata de uma proposta para
substituir as escolas, porque isso seria catastrófico. Muito pelo contrário, pode
ser algo visando ampliar potencialidades auxiliando as escolas e professores a
formar alunos cada vez mais brilhantes. Muitas mães solteiras não têm nem onde
deixar os filhos quando estão no trabalho, e a criançada precisa de contato com
outras crianças e com seus guias. Como parte da vida moderna, onde pais
trabalham fora, exige que o ensino público seja integral; essa plataforma
poderia ser utilizada dentro das próprias escolas, até para execução do dever
de “casa”, para o qual o professor, por exemplo daria a lição na manhã e o
aluno teria uma sala com monitoria para fazer os módulos requeridos em um
pedaço da ocupação no período da tarde, por exemplo. É uma ideia de ampliação e
também voltada a atender uma parcela sem alcance por outras vias. Assim como, adultos que perderam a oportunidade no passado
e hoje estão, ou desempregados, ou em subempregos. Isso se reverteria no futuro
em mais impostos por mais pessoas estarem trabalhando em empregos formais e de melhor
qualidade podendo ajudar aquecer a economia.
Pode até ser que existam sites
parecidos voltados a educação, cada um tratando de um tipo de informação, e até
alguns com mais diversidade, com os quais se pode pensar em convênios. Projetos
como a Academia Kahn Brasil e Youtube Edu podem ser interessantes nesse
sentido, mas se eles não são amplamente utilizados é porque existem problemas
atravancando essa conexão com o público necessitado e a falta de incentivo,
direcionamento e acesso. Por isso, é necessário que esse projeto seja realizado
em larga escala com ampla divulgação e facilidade de acesso, com material de qualidade e completo, e desde
o mais básico possível, mas crescendo em complexidade segundo o desenvolvimento
de cada um. Além disso, é conveniente que o gestor público possua as
informações a respeito do desenvolvimento de cada indivíduo e estatísticas
gerais, disponíveis automaticamente e com facilidade, para dar continuidade a
tudo ao longo dos anos. Para os casos mais graves de desamparo social podem ser
criados os convênios com prefeituras e entidades particulares para
disponibilizarem os locais onde as aulas seriam apresentadas segundo cronograma
disponibilizado. Além de monitoria e voluntariado engajando a população.
O Ministério da Educação pode e deve
ser o guia para direcionar o conteúdo de formação básica do Brasileiro dentro
de um grande portal informativo e formativo. Muitos não sabem nem onde, nem o
que procurar para o seu melhor desenvolvimento, nem em qual ordem devem estudar.
Alguns precisam ser guiados, outros incentivados pois esse caminho já não os
atrai naturalmente. Os módulos passo a passo, com cadastro de cada indivíduo
permitiriam que esse complemento de educação a distância transformasse o Brasil
talvez em uma década. Países já desenvolvidos normalmente possuem um sistema
público de ensino gratuito e robusto na base e as pessoas têm condições de
pagar por plataformas desse tipo direcionadas ao que desejam, porém países em
desenvolvimento devem realizar todo esforço possível para diminuir a diferença
no acesso ao ensino ampliada pela desigualdade. Isso permitiria ao governo um
acompanhamento individualíssimo de performance, seleção e direcionamento, assim
como estatísticas em relação ao coletivo muito mais precisas e amplas para
ajudar nos planejamentos e adequações futuras.
Certamente, há benefícios e
ideias correlacionadas a essa proposta que poderiam reforçar ainda mais sua
eficácia e abrangência. Além de diminuir as desigualdades educacionais, a
implementação desse projeto poderia:
- Estimular o engajamento dos
pais e responsáveis na educação de seus filhos, oferecendo uma plataforma de
fácil acesso e recursos para acompanhamento do progresso educacional das
crianças e jovens.
- Permitir que um aluno que não
entendeu uma aula ou faltou por enfermidade ou outro problema, consiga alcançar
o entendimento mais rapidamente não permitindo que aquela incompreensão se
propague na continuidade do aprendizado de cada matéria.
- Incentivar a formação de
comunidades de aprendizado, onde os usuários da plataforma poderiam interagir,
trocar experiências e se ajudar mutuamente, fomentando um ambiente de
aprendizado colaborativo.
- Facilitar a identificação de
talentos em áreas específicas, possibilitando que alunos com habilidades
excepcionais sejam descobertos e encaminhados para programas de educação
avançada ou oportunidades de bolsas de estudo.
- Oferecer conteúdo adaptativo e
personalizado, permitindo que os alunos progridam no próprio ritmo e de acordo
com suas necessidades individuais, o que pode aumentar a motivação e o
interesse pelo aprendizado.
- Auxiliar na capacitação e
atualização dos professores, oferecendo recursos e materiais que complementem
sua formação e os mantenham atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas.
- Contribuir para a inclusão de
pessoas com deficiência, disponibilizando materiais acessíveis e adaptados para
atender às necessidades específicas desses alunos.
- Reduzir a evasão escolar, ao
fornecer um ambiente de aprendizado flexível e atrativo, que possa atender às
necessidades e circunstâncias de alunos que enfrentam dificuldades para
frequentar a escola regularmente e para quem esteja momentaneamente apresentado
dificuldades em alguns tópicos.
- Facilitar a ressocialização de
pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, ex-detentos e
dependentes químicos, proporcionando uma oportunidade de acesso à educação e
desenvolvimento pessoal. Disponibilizando salas de aprendizado e premiando com
redução de pena para cumprimento de conteúdo. Possibilitar que detentos em
cumprimento de pena tenham algo inspirador e esperança no futuro, diminuindo
violência e problemas internos e capacitando-os para o retorno a sociedade.
- Auxiliar jovens e adultos que interromperam
sua formação educacional para entrar no mercado de trabalho a retomarem os
estudos e darem um salto evolutivo em suas carreiras, aumentando suas chances
de ascensão profissional e melhoria da qualidade de vida.
- Fomentar a formação de
parcerias entre instituições públicas, privadas e organizações não
governamentais, ampliando a rede de apoio e colaboração para a disseminação e
aprimoramento da plataforma educacional.
- Estimular o desenvolvimento de
habilidades socioemocionais, abordando temas como empatia, resiliência,
comunicação e trabalho em equipe, fundamentais para o sucesso no ambiente
escolar, profissional e na vida pessoal.
- Incentivar o empreendedorismo e
a inovação, disponibilizando conteúdo relacionado ao desenvolvimento de
negócios, economia criativa e tecnologia, capacitando os usuários a identificar
oportunidades e transformar ideias em realidade.
- Fortalecer a identidade
cultural brasileira, oferecendo materiais que valorizem a diversidade e a
riqueza cultural do país, promovendo o respeito e a valorização das diferentes
tradições e histórias que compõem nossa nação.
- Incluir pessoas com
deficiências: A plataforma poderia oferecer recursos acessíveis e adaptados
para atender às necessidades específicas desses alunos.
- Facilitar o acesso à conteúdos
educacionais internacionais e o aprendizado de idiomas estrangeiros, ampliando
as perspectivas e possibilitando a inserção dos alunos em um mercado de
trabalho globalizado.
- Proteger a privacidade dos
usuários e a segurança de seus dados é mais fácil num projeto governamental
dessa envergadura do que cada um procurando seu caminho junto a iniciativa
privada.
- Permitir o aprendizado híbrido combinado
o aprendizado online com experiências presenciais. Isso poderia proporcionar o
melhor dos dois mundos e ajudar a evitar a fadiga do aprendizado online. Trabalhar com escolas e instituições
educacionais para integrar o uso da plataforma em suas programações regulares.
Isso poderia incluir, por exemplo, a realização de trabalhos de casa na
plataforma, e mais discussões e atividades em sala de aula.
- Estabelecer um sistema de
tutoria (Aluno para Aluno) onde os alunos possam ensinar e aprender uns com os
outros. Isso poderia ajudar a construir uma comunidade forte e engajada na
plataforma e oferecer uma maneira valiosa para os alunos fortalecerem suas
habilidades.
- Formar parcerias com empresas e
indústrias locais para oferecer oportunidades de aprendizado prático, estágios
e emprego para os alunos. Estabelecer programas de parceria com empresas locais
e introduzir uma seção na plataforma onde as empresas podem postar
oportunidades para os alunos.
- Incorporar o aprendizado
baseado em projetos para ajudar os alunos a aplicar o que aprenderam em
situações da vida real. Isso poderia ajudar a tornar o aprendizado mais
relevante e envolvente. Transformando rapidamente a sociedade basileira.
- Trabalhar para obter
reconhecimento e credenciamento para os cursos oferecidos na plataforma. Isso
pode aumentar o valor percebido e aceitação do aprendizado online. Para isso se
deve consultar órgãos de credenciamento educacional e trabalhar para garantir
que os cursos na plataforma cumpram os critérios necessários. Alimentando o
mercado de trabalho registrado e tributável e aquecendo a economia.
- Integrar programas de
alfabetização digital, para que todos, especialmente os adultos mais velhos,
possam se familiarizar com a tecnologia.
- Inserir jogos educativos para
tornar o aprendizado mais divertido e interativo, especialmente para alunos
mais jovens, a inclusão de jogos educativos poderia ser uma ótima opção.
Desenvolver ou licenciar jogos que complementem o currículo da plataforma,
permitindo aos alunos aprender enquanto se divertem.
- Fornecer recursos e atividades voltados para a saúde
mental e bem-estar, como aulas de meditação, dicas de gerenciamento de
estresse, e espaços para comunicação e apoio entre os usuários.
- Integrar bibliotecas virtuais
proporcionando acesso a uma vasta gama de recursos educacionais, como livros,
artigos e vídeos, pode enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos
usuários. Estabelecer parcerias com bibliotecas virtuais ou criar uma própria
na plataforma, permitindo aos usuários acessar uma variedade de materiais
educacionais para complementar seu aprendizado.
- incluir vídeo-aulas,
infográficos, podcasts e animações. A equipe de desenvolvimento da plataforma
poderia trabalhar com educadores e designers instrucionais para criar uma
variedade de recursos de aprendizado interativos que tornam o conteúdo mais
envolvente e fácil de entender.
- Estabelecer uma plataforma de
mentoria e apoio, onde profissionais experientes e especialistas em diferentes
áreas possam oferecer orientação e acompanhamento personalizado aos alunos,
contribuindo para o sucesso acadêmico e profissional dos usuários.
- Facilitar o aprendizado de
idiomas estrangeiros e permitir a inserção dos alunos em um mercado de trabalho
globalizado.
- Incluir avaliações e feedback contínuo.
Avaliações frequentes e feedback construtivo podem ajudar os alunos a
acompanhar seu progresso e identificar áreas para melhorias. Implementar
testes, quizzes e outras formas de avaliação que os alunos possam realizar ao
longo do curso. Permitir que os professores ou instrutores forneçam feedback
aos alunos, ajudando-os a entender melhor seus pontos fortes e fracos.
A
proposta visa democratizar o acesso à informação e fornecer a todos os usuários
um conteúdo confiável e bem organizado, seguindo um cronograma baseado no
currículo das escolas e o ampliando conforme interesse e necessidades, podendo
incluir elementos adicionais, como apresentações de filmes relacionados,
indicações de vídeos de outros canais com conteúdo adequado, e outras
atividades interativas que enriqueçam a experiência de aprendizado.
É importante considerar que,
quando as pessoas ainda não possuem um nível adequado de educação, é difícil
para elas filtrarem informações e identificarem fontes confiáveis, além de se
perderem no meio do caminho por nem saberem a sequência certa do que é melhor
acessar, e mesmo quando aprendem algo, não conseguem fixar o aprendizado porque
ele é caótico e não programado. Um projeto como o proposto colocaria as pessoas
numa trilha iluminada e permitiria melhor assimilação, possibilitaria aos
usuários confiar na informação disponibilizada e seguir um cronograma bem
estruturado com as melhores táticas para o desenvolvimento mais rápido e bem
sedimentado possível.
Para garantir o acesso a essa
plataforma pelos mais pobres, o governo poderia estabelecer parcerias com
empresas internacionais ligadas à tecnologia e informação, buscando oferecer
condições especiais para os cidadãos cadastrados em programas de assistência
social. Além de convênios internacionais com empresas que de alguma maneira
possam contribuir para um projeto assim.
A educação é fundamental para a
construção de um país mais justo e sustentável. Ao fornecer acesso ao
conhecimento de qualidade para todos, os brasileiros estarão mais preparados
para escolher representantes políticos que tomarão as decisões corretas em relação
a questões importantes, como por exemplo a preservação da Floresta Amazônica,
que é uma preocupação global, além dos assuntos importantes ao país para sua
evolução e destaque perante outras nações, no campo econômico, de
infraestrutura, social, cultural e de desenvolvimento geral.
Investir em educação é investir no futuro, e
essa proposta representa uma oportunidade única de transformar a vida de
milhões de brasileiros, diminuindo as desigualdades e promovendo um
desenvolvimento mais equitativo e sustentável. O país também poderá entrar, num
futuro não tão distante, na competição por setores tecnológicos nos quais hoje
somos apenas consumidores, sendo que muitos não têm condições nem de adquirir
os melhores equipamentos e participar nas melhores plataformas. Com o
desenvolvimento acelerado das Ais, sem uma ajuda assim, a desigualdade
infelizmente tende a aumentar.
Hoje em dia as melhores posições
nas empresas sediadas no país estão passando a ser ocupadas por profissionais
estrangeiros por causa do preparo para o cargo. Precisamos urgentemente
corrigir essa rota.
Através dessa gestão também poderá
ocorrer, até como efeito colateral, um controle melhor de fake News. Primeiro
porque a própria gestão pública indicará conteúdos adequados e em qual ordem
seria mais produtivo acessá-los, para cada situação típica, ocupando tempo e
mente dos brasileiros na direção mais adequada. E depois porque uma população
melhor instruída é menos suscetível a ser mal direcionada, ou acreditar em
teorias fantasiosas. É crucial o cuidado para que esse modelo também não sirva
de direcionamento político e normas cuidando desse assunto devem ser bem elaboradas
para assegurar a correta continuidade futura, até porque algo pode ser criado
por um governo, mas pode e deve existir nos anos que se seguem com sucessores.
Essas são apenas algumas das
inúmeras possibilidades e benefícios que podem ser explorados com a
implementação dessa proposta educacional. Ao considerar todos esses aspectos,
fica evidente o potencial transformador dessa iniciativa e seu impacto positivo
na vida dos brasileiros. É interessante ouvirem com atenção essa proposta e que
seja realizado um esforço colaborativo para a sua concretização no menor tempo
possível.
Com essa ação simples,
ofereceríamos a oportunidade para brasileiros sem acesso à educação de
qualidade se aproximem mais rapidamente da condição de alunos em outros países.
Tudo por meio do esforço de cada um, mas com a coordenação, e supervisão
governamental. Evidente que ações de incentivo ao uso devem e podem ser
pensadas em todos os níveis para que o alcance seja o maior possível, como
desejado. E muitas delas já estão aqui relacionadas. Mas pode se pensar em
associar programas assistenciais já existentes a participação nesse projeto.
Essa proposta alcançaria
resultados expressivos em um tempo razoavelmente curto e o custo é
relativamente menor do que em outras alternativas, permitindo melhoria da
eficácia e abrangência do ensino, engajamento parental, identificação de
talentos, capacitação de professores, redução da evasão escolar, ressocialização,
formação contínua de adultos, acessibilidade, dentre outros inúmeros pontos positivos, como apresentado na
enumeração de benefícios e ideias relacionadas. Se continuarmos com a situação
atual da educação, a esperança do povo brasileiro será minada. Com maior acesso
à educação, os brasileiros poderiam enxergar a vida com outros olhos,
valorizando-a mais e, por consequência, diminuindo a desigualdade social e a violência
entre outros males que afligem nossa sociedade.
Assim, a atenção de governantes e
políticos em geral é necessária para avaliar e encontrar a melhor maneira de
colocar essas ideias em prática o quanto antes.
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