Projeto educacional

 




Diante do cenário atual da educação em nosso país, gostaria de apresentar uma proposta que poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento humano de nossos cidadãos, com um investimento reduzido e um grande impacto social.

Vivemos numa era que pode ser considerada o pé da curva exponencial tecnológica. A educação sempre é essencial para um futuro digno para os brasileiros e a solução para a maioria de nossas dificuldades. Muitas transformações exigem do ser humano uma qualificação que a cada dia se torna mais exigente. Nossa realidade em contrapartida, apresenta muitos excluídos até da formação básica. Crianças fora da escola, adolescentes que tiveram que se dedicar ao trabalho e não puderam continuar os estudos. Moradores de rua, e outros grupos sem direcionamento adequado que não sabem nem por onde começar. Não basta cuidarmos da fome e dos aspectos básicos da sobrevivência, isso é importantíssimo para não nos tornamos desumanos, mas devemos dar ao brasileiro a chance de existência com dignidade num mundo que está para se transformar ainda mais drasticamente. Livrar o máximo de pessoas de qualquer forma de dependência e liberar outros de terem que ajudar além dos impostos que pagam.

Os brasileiros, e a juventude brasileira em especial, estão cada vez mais conectados ao mundo digital e consomem conteúdos de plataformas como o YouTube e Tik tok sem muita orientação, mesmo quando usam para tentar aprender algo o fazem sem saber distinguir o que é melhor num mar de informação disponível. Nesse sentido, proponho a criação de uma plataforma online com materiais educativos organizados desde o mais básico, para instruir até quem for analfabeto, e também cobrindo o cronograma do ensino básico até o avançado, incluindo introduções à ciência moderna, filosofia e literatura. Na matemática, desde o,  um mais um, até as noções de cálculo. Desde vídeos educativos para as mães darem aos seus bebês na primeira alfabetização, a interpretações complexas de textos e livros. Todo conteúdo de cada matéria encadeado numa trilha progressiva, onde cada indivíduo aprende através da interação direta. Similar ao que fazem plataformas como o Duolingo, ou Brilliant, gratuitas, mas voltadas a dar o brasileiro, primeiro a condição básica e depois um conteúdo que permita, talvez através de processos como o ENEM, se certificar e deixar o indivíduo apto a ingressar em melhores condições no mercado de trabalho.

Essa plataforma poderia ser dirigida pelo Ministério da Educação, visando guiar o ensino de milhões de pessoas que não tem muito tempo para voltar a frequentar uma escola, para alunos que desejam um complemento do que viram em sala de aula, para pais que precisam ensinar um dever de casa e não sabem como, para qualquer um que quiser como autodidata alcançar ao menos a informação básica sobre determinado assunto e muitas vezes requerida para o ingresso digno no mercado de trabalho.

 Quanto a inclusão digital, é sabido que estatisticamente grande parcela da população possui aparelhos celulares com acesso a internet. E para aqueles que não possuem, poderiam ser criados convênios com prefeituras e particulares para disponibilizarem locais, como prédios públicos em desuso, ou salas onde as aulas seriam apresentadas em telões seguindo cronogramas básicos pré-definidos e repetidos ao longo do tempo em horários diferentes. Para viabilizar essa proposta, quem coordenasse localmente poderia transformar esses locais em salas de produção de educação, contando com monitores para cuidar da disciplina e esclarecer dúvidas.

O custo seria baixo: bastaria identificar os melhores professores de cada disciplina, selecionar aqueles com habilidades para se comunicar em vídeo, definir o programa e o tempo para cada módulo, gravar e disponibilizar gratuitamente em um portal específico e na plataforma governamental no YouTube, TikTok e em plataformas indicadas pelo governo, com inserções em mídias sociais. Além da plataforma de exercícios que funcionariam como um ensino a distância. Esse conteúdo alcançaria todos, incluindo adultos, e cobriria o cronograma básico sem se limitar a ele.

A execução desse projeto pode ser um meio econômico de se atingir vários ao mesmo tempo. Os professores poderiam ser remunerados por vídeo produzido, e os custos adicionais incluiriam apenas a manutenção do site e do canal e as iniciativas de aprimoramento ao longo do tempo com uma equipe preparada para esses desafios tecnológicos e educacionais. O custeio dos lugares onde os vídeos seriam apresentados, para os não inclusos digitalmente, principalmente nas grandes cidades não seria tão grande assim, principalmente com a colaboração de iniciativas privadas. Poderia inclusive ser concedidos diplomas certificando a graduação baseado em provas, e até o Enem num estágio mais avançado pode ser usado também, mas outros métodos para certificação ao longo de toda trajetória dos cursos seriam fáceis de se pensar. Além de promover a imagem do governo que o realizasse, essa iniciativa poderia ter o auxílio financeiro de investidores privados por meio de publicidade das parcerias. Mas a publicidade não deveria ocorrer dentro da trilha de ensino para não desestimular a continuidade do aluno já fisgado e interessado. Ela aconteceria na apresentação dos resultados comparativos com o passado.

Não se trata de uma proposta para substituir as escolas, porque isso seria catastrófico. Muito pelo contrário, pode ser algo visando ampliar potencialidades auxiliando as escolas e professores a formar alunos cada vez mais brilhantes. Muitas mães solteiras não têm nem onde deixar os filhos quando estão no trabalho, e a criançada precisa de contato com outras crianças e com seus guias. Como parte da vida moderna, onde pais trabalham fora, exige que o ensino público seja integral; essa plataforma poderia ser utilizada dentro das próprias escolas, até para execução do dever de “casa”, para o qual o professor, por exemplo daria a lição na manhã e o aluno teria uma sala com monitoria para fazer os módulos requeridos em um pedaço da ocupação no período da tarde, por exemplo. É uma ideia de ampliação e também voltada a atender uma parcela sem alcance por outras vias. Assim como,  adultos que perderam a oportunidade no passado e hoje estão, ou desempregados, ou em subempregos. Isso se reverteria no futuro em mais impostos por mais pessoas estarem trabalhando em empregos formais e de melhor qualidade podendo ajudar aquecer a economia.

Pode até ser que existam sites parecidos voltados a educação, cada um tratando de um tipo de informação, e até alguns com mais diversidade, com os quais se pode pensar em convênios. Projetos como a Academia Kahn Brasil e Youtube Edu podem ser interessantes nesse sentido, mas se eles não são amplamente utilizados é porque existem problemas atravancando essa conexão com o público necessitado e a falta de incentivo, direcionamento e acesso. Por isso, é necessário que esse projeto seja realizado em larga escala com ampla divulgação e facilidade de acesso,  com material de qualidade e completo, e desde o mais básico possível, mas crescendo em complexidade segundo o desenvolvimento de cada um. Além disso, é conveniente que o gestor público possua as informações a respeito do desenvolvimento de cada indivíduo e estatísticas gerais, disponíveis automaticamente e com facilidade, para dar continuidade a tudo ao longo dos anos. Para os casos mais graves de desamparo social podem ser criados os convênios com prefeituras e entidades particulares para disponibilizarem os locais onde as aulas seriam apresentadas segundo cronograma disponibilizado. Além de monitoria e voluntariado engajando a população.

O Ministério da Educação pode e deve ser o guia para direcionar o conteúdo de formação básica do Brasileiro dentro de um grande portal informativo e formativo. Muitos não sabem nem onde, nem o que procurar para o seu melhor desenvolvimento, nem em qual ordem devem estudar. Alguns precisam ser guiados, outros incentivados pois esse caminho já não os atrai naturalmente. Os módulos passo a passo, com cadastro de cada indivíduo permitiriam que esse complemento de educação a distância transformasse o Brasil talvez em uma década. Países já desenvolvidos normalmente possuem um sistema público de ensino gratuito e robusto na base e as pessoas têm condições de pagar por plataformas desse tipo direcionadas ao que desejam, porém países em desenvolvimento devem realizar todo esforço possível para diminuir a diferença no acesso ao ensino ampliada pela desigualdade. Isso permitiria ao governo um acompanhamento individualíssimo de performance, seleção e direcionamento, assim como estatísticas em relação ao coletivo muito mais precisas e amplas para ajudar nos planejamentos e adequações futuras.

Certamente, há benefícios e ideias correlacionadas a essa proposta que poderiam reforçar ainda mais sua eficácia e abrangência. Além de diminuir as desigualdades educacionais, a implementação desse projeto poderia:

- Estimular o engajamento dos pais e responsáveis na educação de seus filhos, oferecendo uma plataforma de fácil acesso e recursos para acompanhamento do progresso educacional das crianças e jovens.

 

- Permitir que um aluno que não entendeu uma aula ou faltou por enfermidade ou outro problema, consiga alcançar o entendimento mais rapidamente não permitindo que aquela incompreensão se propague na continuidade do aprendizado de cada matéria.

 

- Incentivar a formação de comunidades de aprendizado, onde os usuários da plataforma poderiam interagir, trocar experiências e se ajudar mutuamente, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

 

- Facilitar a identificação de talentos em áreas específicas, possibilitando que alunos com habilidades excepcionais sejam descobertos e encaminhados para programas de educação avançada ou oportunidades de bolsas de estudo.

 

- Oferecer conteúdo adaptativo e personalizado, permitindo que os alunos progridam no próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais, o que pode aumentar a motivação e o interesse pelo aprendizado.

 

- Auxiliar na capacitação e atualização dos professores, oferecendo recursos e materiais que complementem sua formação e os mantenham atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas.

 

- Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência, disponibilizando materiais acessíveis e adaptados para atender às necessidades específicas desses alunos.

 

- Reduzir a evasão escolar, ao fornecer um ambiente de aprendizado flexível e atrativo, que possa atender às necessidades e circunstâncias de alunos que enfrentam dificuldades para frequentar a escola regularmente e para quem esteja momentaneamente apresentado dificuldades em alguns tópicos.

 

- Facilitar a ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, ex-detentos e dependentes químicos, proporcionando uma oportunidade de acesso à educação e desenvolvimento pessoal. Disponibilizando salas de aprendizado e premiando com redução de pena para cumprimento de conteúdo. Possibilitar que detentos em cumprimento de pena tenham algo inspirador e esperança no futuro, diminuindo violência e problemas internos e capacitando-os para o retorno a sociedade.

 

-  Auxiliar jovens e adultos que interromperam sua formação educacional para entrar no mercado de trabalho a retomarem os estudos e darem um salto evolutivo em suas carreiras, aumentando suas chances de ascensão profissional e melhoria da qualidade de vida.

 

- Fomentar a formação de parcerias entre instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, ampliando a rede de apoio e colaboração para a disseminação e aprimoramento da plataforma educacional.

 

- Estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, abordando temas como empatia, resiliência, comunicação e trabalho em equipe, fundamentais para o sucesso no ambiente escolar, profissional e na vida pessoal.

 

- Incentivar o empreendedorismo e a inovação, disponibilizando conteúdo relacionado ao desenvolvimento de negócios, economia criativa e tecnologia, capacitando os usuários a identificar oportunidades e transformar ideias em realidade.

 

- Fortalecer a identidade cultural brasileira, oferecendo materiais que valorizem a diversidade e a riqueza cultural do país, promovendo o respeito e a valorização das diferentes tradições e histórias que compõem nossa nação.

 

- Incluir pessoas com deficiências: A plataforma poderia oferecer recursos acessíveis e adaptados para atender às necessidades específicas desses alunos.

 

- Facilitar o acesso à conteúdos educacionais internacionais e o aprendizado de idiomas estrangeiros, ampliando as perspectivas e possibilitando a inserção dos alunos em um mercado de trabalho globalizado.

 

- Proteger a privacidade dos usuários e a segurança de seus dados é mais fácil num projeto governamental dessa envergadura do que cada um procurando seu caminho junto a iniciativa privada.

 

- Permitir o aprendizado híbrido combinado o aprendizado online com experiências presenciais. Isso poderia proporcionar o melhor dos dois mundos e ajudar a evitar a fadiga do aprendizado online.  Trabalhar com escolas e instituições educacionais para integrar o uso da plataforma em suas programações regulares. Isso poderia incluir, por exemplo, a realização de trabalhos de casa na plataforma, e mais discussões e atividades em sala de aula.

 

- Estabelecer um sistema de tutoria (Aluno para Aluno) onde os alunos possam ensinar e aprender uns com os outros. Isso poderia ajudar a construir uma comunidade forte e engajada na plataforma e oferecer uma maneira valiosa para os alunos fortalecerem suas habilidades.

 

- Formar parcerias com empresas e indústrias locais para oferecer oportunidades de aprendizado prático, estágios e emprego para os alunos. Estabelecer programas de parceria com empresas locais e introduzir uma seção na plataforma onde as empresas podem postar oportunidades para os alunos.

 

- Incorporar o aprendizado baseado em projetos para ajudar os alunos a aplicar o que aprenderam em situações da vida real. Isso poderia ajudar a tornar o aprendizado mais relevante e envolvente. Transformando rapidamente a sociedade basileira.

 

- Trabalhar para obter reconhecimento e credenciamento para os cursos oferecidos na plataforma. Isso pode aumentar o valor percebido e aceitação do aprendizado online. Para isso se deve consultar órgãos de credenciamento educacional e trabalhar para garantir que os cursos na plataforma cumpram os critérios necessários. Alimentando o mercado de trabalho registrado e tributável e aquecendo a economia.

 

- Integrar programas de alfabetização digital, para que todos, especialmente os adultos mais velhos, possam se familiarizar com a tecnologia.

 

- Inserir jogos educativos para tornar o aprendizado mais divertido e interativo, especialmente para alunos mais jovens, a inclusão de jogos educativos poderia ser uma ótima opção. Desenvolver ou licenciar jogos que complementem o currículo da plataforma, permitindo aos alunos aprender enquanto se divertem.

 

- Fornecer  recursos e atividades voltados para a saúde mental e bem-estar, como aulas de meditação, dicas de gerenciamento de estresse, e espaços para comunicação e apoio entre os usuários.

 

- Integrar bibliotecas virtuais proporcionando acesso a uma vasta gama de recursos educacionais, como livros, artigos e vídeos, pode enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos usuários. Estabelecer parcerias com bibliotecas virtuais ou criar uma própria na plataforma, permitindo aos usuários acessar uma variedade de materiais educacionais para complementar seu aprendizado.

 

- incluir vídeo-aulas, infográficos, podcasts e animações. A equipe de desenvolvimento da plataforma poderia trabalhar com educadores e designers instrucionais para criar uma variedade de recursos de aprendizado interativos que tornam o conteúdo mais envolvente e fácil de entender.

 

- Estabelecer uma plataforma de mentoria e apoio, onde profissionais experientes e especialistas em diferentes áreas possam oferecer orientação e acompanhamento personalizado aos alunos, contribuindo para o sucesso acadêmico e profissional dos usuários.

 

- Facilitar o aprendizado de idiomas estrangeiros e permitir a inserção dos alunos em um mercado de trabalho globalizado.

 

- Incluir avaliações e feedback contínuo. Avaliações frequentes e feedback construtivo podem ajudar os alunos a acompanhar seu progresso e identificar áreas para melhorias. Implementar testes, quizzes e outras formas de avaliação que os alunos possam realizar ao longo do curso. Permitir que os professores ou instrutores forneçam feedback aos alunos, ajudando-os a entender melhor seus pontos fortes e fracos.

 

A proposta visa democratizar o acesso à informação e fornecer a todos os usuários um conteúdo confiável e bem organizado, seguindo um cronograma baseado no currículo das escolas e o ampliando conforme interesse e necessidades, podendo incluir elementos adicionais, como apresentações de filmes relacionados, indicações de vídeos de outros canais com conteúdo adequado, e outras atividades interativas que enriqueçam a experiência de aprendizado.

É importante considerar que, quando as pessoas ainda não possuem um nível adequado de educação, é difícil para elas filtrarem informações e identificarem fontes confiáveis, além de se perderem no meio do caminho por nem saberem a sequência certa do que é melhor acessar, e mesmo quando aprendem algo, não conseguem fixar o aprendizado porque ele é caótico e não programado. Um projeto como o proposto colocaria as pessoas numa trilha iluminada e permitiria melhor assimilação, possibilitaria aos usuários confiar na informação disponibilizada e seguir um cronograma bem estruturado com as melhores táticas para o desenvolvimento mais rápido e bem sedimentado possível.

Para garantir o acesso a essa plataforma pelos mais pobres, o governo poderia estabelecer parcerias com empresas internacionais ligadas à tecnologia e informação, buscando oferecer condições especiais para os cidadãos cadastrados em programas de assistência social. Além de convênios internacionais com empresas que de alguma maneira possam contribuir para um projeto assim.

A educação é fundamental para a construção de um país mais justo e sustentável. Ao fornecer acesso ao conhecimento de qualidade para todos, os brasileiros estarão mais preparados para escolher representantes políticos que tomarão as decisões corretas em relação a questões importantes, como por exemplo a preservação da Floresta Amazônica, que é uma preocupação global, além dos assuntos importantes ao país para sua evolução e destaque perante outras nações, no campo econômico, de infraestrutura, social, cultural e de desenvolvimento geral.

 Investir em educação é investir no futuro, e essa proposta representa uma oportunidade única de transformar a vida de milhões de brasileiros, diminuindo as desigualdades e promovendo um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. O país também poderá entrar, num futuro não tão distante, na competição por setores tecnológicos nos quais hoje somos apenas consumidores, sendo que muitos não têm condições nem de adquirir os melhores equipamentos e participar nas melhores plataformas. Com o desenvolvimento acelerado das Ais, sem uma ajuda assim, a desigualdade infelizmente tende a aumentar.

Hoje em dia as melhores posições nas empresas sediadas no país estão passando a ser ocupadas por profissionais estrangeiros por causa do preparo para o cargo. Precisamos urgentemente corrigir essa rota.

Através dessa gestão também poderá ocorrer, até como efeito colateral, um controle melhor de fake News. Primeiro porque a própria gestão pública indicará conteúdos adequados e em qual ordem seria mais produtivo acessá-los, para cada situação típica, ocupando tempo e mente dos brasileiros na direção mais adequada. E depois porque uma população melhor instruída é menos suscetível a ser mal direcionada, ou acreditar em teorias fantasiosas. É crucial o cuidado para que esse modelo também não sirva de direcionamento político e normas cuidando desse assunto devem ser bem elaboradas para assegurar a correta continuidade futura, até porque algo pode ser criado por um governo, mas pode e deve existir nos anos que se seguem com sucessores.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades e benefícios que podem ser explorados com a implementação dessa proposta educacional. Ao considerar todos esses aspectos, fica evidente o potencial transformador dessa iniciativa e seu impacto positivo na vida dos brasileiros. É interessante ouvirem com atenção essa proposta e que seja realizado um esforço colaborativo para a sua concretização no menor tempo possível.

Com essa ação simples, ofereceríamos a oportunidade para brasileiros sem acesso à educação de qualidade se aproximem mais rapidamente da condição de alunos em outros países. Tudo por meio do esforço de cada um, mas com a coordenação, e supervisão governamental. Evidente que ações de incentivo ao uso devem e podem ser pensadas em todos os níveis para que o alcance seja o maior possível, como desejado. E muitas delas já estão aqui relacionadas. Mas pode se pensar em associar programas assistenciais já existentes a participação nesse projeto.

Essa proposta alcançaria resultados expressivos em um tempo razoavelmente curto e o custo é relativamente menor do que em outras alternativas, permitindo melhoria da eficácia e abrangência do ensino, engajamento parental, identificação de talentos, capacitação de professores, redução da evasão escolar, ressocialização, formação contínua de adultos, acessibilidade, dentre outros inúmeros  pontos positivos, como apresentado na enumeração de benefícios e ideias relacionadas. Se continuarmos com a situação atual da educação, a esperança do povo brasileiro será minada. Com maior acesso à educação, os brasileiros poderiam enxergar a vida com outros olhos, valorizando-a mais e, por consequência, diminuindo a desigualdade social e a violência entre outros males que afligem nossa sociedade.

Assim, a atenção de governantes e políticos em geral é necessária para avaliar e encontrar a melhor maneira de colocar essas ideias em prática o quanto antes.

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